Quem Somos

 

 

 

SOBRE O INSTITUTO BETEL

Somos uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – registrada no Ministério da Justiça, desde 20/01/2014, sob n° 0871.027075/2013- 39


No Bairro de Madureira, Rio de Janeiro, sede da Instituição, desde o ano de 2004, desenvolvemos ações comunitárias e, implementamos desde o início, uma plataforma que conecta diversos atores a fim de promover o desenvolvimento social e local. Para tanto, o eixo ideológico da organização é a solidariedade, tendo como principal foco a Garantia de Defesa de Direitos Humanos, além de realizar projetos de inclusão social e desenvolvimento comunitário. Assim, nos propomos a ser força e instrumento de transformação social ao nos estabelecermos como fonte de inspiração para ações de Saúde, cultura, Garantia e Defesa de Direitos e lazer.

Estatuto Instituto Betel

 BAIXAR E LER

Promover cidadania mediante ações de saúde, cultura, lazer, incentivando o desenvolvimento comunitário e solidário para um maior alcance da qualidade de vida e acesso às políticas de garantia de defesa de direitos humanos.

Ser reconhecida como referência em ações de desenvolvimento humano e solidário.

Comprometimento, ética, respeito, solidariedade, igualdade, transparência, equidade e justiça social.

HISTÓRICO INSTITUCIONAL

As ações sociais do Instituto Betel iniciaram-se dez anos antes de sua constituição como pessoa Jurídica, quando um grupo de pessoas amigas do Bairro de Madureira identificaram a necessidade de realização de trabalhos sociais para atenderem a comunidade com dificuldades de serviços públicos tais como saúde, cultura, lazer e acesso a mercado de trabalho. No ano de 2004 o grupo constituiu uma associação de obras sociais, que logo formou um grande elo entre a comunidade e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde atuaram juntos em diversas frentes de trabalhos, inclusive encaminhamentos de demandas ao Estado para implantação de projetos populares no bairro de Madureira tais como, Restaurante Popular, Delegacia Legal, Upa e ainda o Banco de Empregos Comunitários, tendo sido realizados 1.200 (hum mil e duzentos) encaminhamentos ao mercado de trabalho. Um dos principais ideias da Organização é a implementação de políticas públicas e a melhoria na qualidade de vida da população de Madureira e adjacências.